Você sabe como combinar as cores ?

Com certeza você já esteve diante de um dilema com relação a combinação de cores. A cor é realmente uma parte importante quando se trata de fazer uma primeira impressão e tornar um visual mais harmônico e com personalidade. Muitas vezes com receio de errar, acabamos por manter a mesma paleta de cores e, assim, uma nova combinação pode adicionar inovação a um guarda-roupa aparentemente sem graça e pode transformar completamente um visual   A Circulo cromático é a maneira mais simples de entender como combinar cores de modo que o resultado seja agradável aos olhos. Para te ajudar nesta tarefa, vamos te ensinar a usar o círculo para facilitar a suas escolhas.

Conhecendo o Círculo Cromático

De acordo com a teoria das cores, há três cores primárias, que são: Vermelho, azul e amarelo. Todas as outras cores são originárias desses três tons. O círculo é um guia que se divide em 12 cores: três primárias, três secundárias (formadas pela mistura das primarias) e seis terciárias, criadas pelas misturas das primárias com as secundárias. Esses 12 tons misturados ao preto e branco e suas variações de tonalidades, podem gerar combinações surpreendentes e ilimitadas.

Tipos de Combinações

Combinações Monocromáticas

Uma cor só da cabeça aos pés, geralmente com diferentes tonalidades.  O look monocromático é elegante e afina a silhueta. Porém, nesta combinação procure usar texturas diferentes ou acessórios atraentes para não deixar o look monótono.

Combinações Análogas

Cores análogas são grupos de três cores que estão próximas no círculo cromático. É quando você combina uma cor primária com as cores adjacentes “vizinhas” no círculo cromático: Vermelho, laranja e rosa são exemplos dessa combinação. As cores neutras como bege, branco, cinza e preto, por exemplo, podem ser usadas nos complementos e acessórios.

Combinações Complementares

Cores complementares são as cores que estão opostas umas às outras, como vermelho e verde e vermelho-púrpura e amarelo-verde, por exemplo. Cores complementares são difíceis de usar em grandes doses, mas funcionam bem quando você quer que algo que se destaque. Geralmente é utilizado considerando uma como a principal e a outra para complementar nos detalhes.

Combinações Tríades

A combinação Triad, tradicionalmente, usa três cores que tem a mesma distância entre elas no círculo cromático. Para visualizar essa combinação é só imaginar um triângulo dentro do círculo e cores que ficam nas três extremidades desse triângulo formam a tríade. Como exemplo temos as combinações verde- violeta-laranja ou azul-amarelo-vermelho.  Esta combinação é ideal para os dias que você deseja um look mais colorido e divertido.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s